sexta-feira, 20 de julho de 2012

Chassi, motor, suspensão e freios ...quase lá..



Terminei a pintura do chassi em alcatrão de ulha. Essa tinta é extremamente tóxica e fedida...mas em compensação a proteção que dá é muito grande. Pra se ter uma idéia usa-se ele para comportas em hidroelétricas que ficam submersas.
Montei o motor trocando tudo dos mancais , bronzinas, kit de pistoes e anéis, juntas...tudo...agora é só testar. como não quero montar o motor ainda no chassi, fiz um suporte pra acoplar o motor de arranque. Vamos ver se funciona.
 A Suspensão está toda montada com as peças novas (pivos, termimais). Tudo pintado. O freio dianteiro está todo novo também, do cilindro mestre aos canos. e haja dinheiro... herhehehehe

sábado, 10 de março de 2012

Peças, peças...

Bom, enquanto estive providenciando um lugar para continuar a restauração fiquei garimpando peças para a ferinha ficar o mais original possível. Nesse meio tempo coloquei como meta alguns passos.
1º - conseguir tudo que estava faltando no interior : comprei as réplicas em fibra dos puxadores de porta. Infelizmente quem fornece não faz o friso em alumínio que faz o acabamento e até onde eu sei ninguém faz esse friso. estou tentando fazer aqui na fresa, e se conseguir seré uma peça a mais no rol das "quase originais". Macanetas de vidro e porta internas consegui comprar pela net. As de abertura das portas encontrei originais cromadas (raro) e a dos vidro uma réplica ( bem safada alias) mas que irá servir. Máquinas de vidro comprei paralela mas com a aparencia de serem boas. As saboneteira ia comprar nova já que as minha estavam enferrujadas. Isso mesmo, enferrujadas, já que são de metal. Um restaurador amigo meu me disse que essas de metal são incrivelmente raras de encontrar e me aconselhou a recuperá-las. assim o fiz recuperei-as e pintei de preto brilante conforme a original. o volante consegui um bastante proximo do original, que vou pintar, trocar o cubo e revestir com couro.
O painel é um caso a parte. Tem um buraco para instalação de som que terei que dar um jeito de fechar. Só não tenho idéia de como vou fazer pra dar a textura no fechamento.

De volta ao batente

Passado um bom tempo sem mexer na fera, voltei com todo o gás. Os assoalhos estão trocados, a suspensão sendo desmontada. Tive uma surpresa (muuuito) desagradável ao tentar virar o motor. Quando o chassi foi para a funilaria para trocar o assoalho estava com o coletor aberto, poré om uma tampa de plástico. Em algum momento essa tampa deve ter caído e ficou o coletor aberto ao tempo. Resultado , um dos cilindros encheu de água da chuva. Quando ví que estava trancado resolvi abrir o cabeçote pra ver como estava e me assustei. Tres dos cilindros estavam zero, mais o quarto estava completamente enferrujado, podre mesmo. Aproveitei e tirei o motor do lugar. Mandei dar um trato no cabeçote, trocar os assentos de válvula, reetentores limpeza. Desmontei os cilindros e os pistões e providenciei um kit 1600 novo. As bielas não tem muita folga mas estou avaliando se seré necessário mexer na parte de baixo. Esse problema vai me atrasar um pouco, pois não estava esperando mexer no motor.