sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fotos de referencia

Esse Puma das fotos abaixo, que é do Felipe do Puma Classic, está servindo de referencia para o meu trabalho de restauração. Esse é o sonho de consumo de qualquer pessoa que gosta dessas feras. Espero que o Felipe não se importe de eu usar as fotos dele para babar.
olha que perfil elegante

estou fazendo de tudo para o meu voltar a ter essa traseira


Placa preta já é um sonho muito mais distante


interior show de bola

Sem comentários


Bancos originais

motorzão muito lindo

Espelho com vinco - minha réplica é igual
Abraço

Peças para puma

Salve...

estou meio sem tempo e sem espaço para mexer no Puma. Nesse meio tempo estou comprando algumas peças que faltam para ele. Os espelhoes comprei atraves da internet. Essas réplicas são as mais parecidas com os originais que achei. Comprei uma tinta que dá efeito de cromado e assim que puder vou pintar uma peça qualquer pra ver se fica legal. Ficando legal vou pintar os espelhos de cromado.
Comprei também as estrutura da lanternas originais do Zé do caixão, já que o meu estava com as lanternas da Kombi. As lentes terei que comprar paralelas, já que originais são extremamente raras e igualmente caras.
Os reclinadores dos bancos (originais Probel) estavam com as engrenagens comidas e o antigo proprietário soldou as peças. Refiz as engrenagens e tirei todas as folgas. Estão prontos para mais 35 anos.
O carpete "cabelo de nego" encontrei, mas como o cara tem uma grande qualidade vou deixar para comprar mais tarde, quando terminar a pintura.

fotos dos espelhos - Réplicas

Fotos da lanterna - Original


Fotos da estrutura das Lanternas
Reclinador recuperado

vai ficar original

segunda-feira, 14 de março de 2011

Preparação da Carroceria

comecei finalmente a preparar a carroceria.As portas, capo, tampa do motor já estão lixadas. Optei por lixar a tinta até aparecer a camada de Gel Coat. Portanto não precisarei aplicar gel na carroceria inteira e só onde tiver a necessidade de funilaria. Ainda estou em dúvida quanto a cor. Originalmente o carro é azul Danúbio (segundo o Sr. Rossato que tem os registro da Puma). Hoje ele está branco assim como o documento. Estou pensando em pintar e envelopar em preto fosco, que deve dar um visual legal com as partes cromadas do carro. Pra decidir isso ainda tenho tempo, pois o chassi ainda está na oficina acertando as peças e fazendo a pintura.
Traseira já sem tinta


Frente (falta tirar os farois)

detalhe

Aparecendo o azul original


Porta quase pronta


Capo pronto

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PEÇAS

Bom, finalmente chegaram as peças. Assoalho, chapéu de Napoleão, cabeçote...tudo novo...O assoalho da brasília tem que ser encurtado no comprimento em mais ou menos de 320mm e aumentado na largura em aproximadamante 50mm. O chapeu de Napoleão é padrão, e o cabeçote é de brasília. O cabeçote nem estava tão ruim, mas resolvi trocar. Tenho alguns pontos de ferrugem no túnel e vou ter que fazer uns consertos. Agora é só levar pra oficina e começar a brincadeira.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Assoalho

Quando retirei a carroceria de cima do chassi comecei a ver a situação do assoalho e deu medo. Passei a retirar toda a camada de fibra de cima do assoalho de chapa. É impressionante o que as pessoas fazem para economizar uns carraminguá....no assoalho de chapa tinha desde pedaços de garrafa PET até papelão tampando buracos para ser colocado a fibra por cima. o lado esquerdo até que estava razoável, agora o lado direito estava completamente podre. O cabeçote do chassi apresenta também muitos buracos bem como o chapéu de napoleão. Uma dica : no meu caso como é chassi de Karmann ghia e é impossivel do ponto de vista $$$$$ achar um assoalho original coloca-se o assoalho da brasília, entretanto diminuindo o comprimento em 250mm, e acertando as laterias tanto interna quanto externa. O cabeçote também é o da Brasília e o chapéu de napoleão é universal do fusca.

Abaixo o estado do chassi




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

separação carroceria / chassi

O assoalho foi um caso a parte. Por dentro estava muito bonito por baixo do revestimento, mas olhando por baixo via-se que estava completamente podre. Como é possível?? Simples, o antigo proprietário (FDP) revestiu todo o interior do assoalho com fibra de vidro. Resultado . Tive que cortar a emenda entre a carroceria e o assoalho para poder separar as partes.Optei por usar uma esmerilhadeira com disco de corte e efetuar o corte ainda no assoalho para não correr o risco de cortar a carroceria. Vai dar mais trabalho na hora de preparar a fibra, mas em compensação não estrago nada.







começando a demolição

A princípio minha idéia era simplesmente colocar o carro em condições de rodar. Mas procurando informações mais aprofundads na internet descobri que esse carro é raro e que merecia uma atenção especial. Decidi então eu mesmo iniciar a restauração para deixálo o mais original possivel.
- primeira providencia : desmontar tudo - o revestimento do interior do carro foi feita com um tipo de lona em vermelho e preto. Além de, na minha opinião , ser muito feio, estava muito mal feito. os forros de porta e bancos seguiam o mesmo esquema de cores, apesar de serem mais discretos. Entretanto nada seguia o padrão original. o Painel estava com a sua estrutura e relógios em disposição original, apenas o vido da pressão de óleo estava quebrado. Todos estavam com seus mostradores escurecidos pelo tempo.
começou a brincadeira...







abaixo fotos

o Começo

No final de 2010 adquiri um Puma GTS 76 (que depois vim a saber que era da primeira série). A princípio, visualmente,  o carro estava integro, com muitas peças originais (rodas, painel, bancos). Mas como nada é perfeito foi só começar a desmontar o carro para os problemas começarem a aparecer.
Abaixo algumas fotos do carro quando peguei.